Como ser um jogador de RPG melhor – Pt. 1

Continuando a série de posts sobre a descrição do RPG. No post passado, falei sobre o que é o RPG e de alguns jogos e sistemas marcantes. Agora, irei falar sobre como ser um jogador melhor. Resolvi dividir em dois este post, para não saturar e não colocar muita informação de uma vez na tela.

Há muito blogs e periódicos que falam sobre como ser um melhor Mestre. O mestre é uma peça importante do jogo, sim; porém, sinto falta de textos focados nos jogadores. Há poucos lugares que falam como ser um jogador melhor, ou, pelo menos, como aprimorar sua atuação. Iremos falar sobre GM’s/DM’s mais para frente.

Muitos dos artigos que uso estão em inglês e aqui eu os traduzo, ponho nas minhas palavras e tento explicar e trazer as informações para o nosso pt-br. Irei colocar as fontes no fim da minha tradução dos artigos, assim, quem quiser poderá ler em seu formato original (eu traduzo da minha “cabeça”, com meus conhecimentos de inglês – Google Tradutor é o mal encarnado para traduções!). Claro que minha interpretação pode estar errada, mas ninguém é perfeito =P

E por favor, comentem! =)

Como ser um melhor Jogador – Parte 1

Há diversos sistemas de RPG no mercado. Muitos deles sumiram e caíram no esquecimento devido ao mercado instável, enquanto outros triunfaram e se tornaram marcos por décadas. Os motivos que os levaram a falhar variam desde não terem feito planos de negócio até os sócios brigarem, se separarem, ou uma grande firma comprar o jogo e o arquivar.

Mas não estamos aqui para dar ou tirar mérito do diversos tipos de RPG e sim para dar atenção há algo muito mais importante: o Jogador (apesar de falar no masculino, me refiro também Às jogadorAs de RPG!) 😉

O jogador é que põem vida no jogo e muda, adapta ou cria situações que nos divertem. Contudo, muitas vezes não possui uma postura muito “correta”, o que irrita o mestre e seus colegas jogadores. Antes de mais nada, estamos todo aqui para nos divertir, é um jogo colaborativo e principalmente que demanda a participação de todos os envolvidos.

E você, sabe que tipo de jogador que você é?

De acordo com Robin Laws (um autor de RPG e do livro “Robin’s Laws of Good Game Mastering”), podemos dividir os jogadores em seis tipos. Existem variações desses e até a combinação de mais de um tipo. Mas, no geral, você pode se identificar ou aos seus amigos com estes estereótipos:

  •  Power Gamer (Monstro) – é quem sempre quer fazer seu personagem o mais forte, maior, rico e poderoso. Ele irá aperfeiçoar o personagem de acordo com as regras, procurando qualquer brecha para se tornar o melhor e mais poderoso personagem na mesa, praticamente o super-homem ou um monstro. Ele irá, muitas vezes, enfatizar e utilizar novas habilidades à medida que as situações forem acontecendo.
  •  Butt-Kicker (Briguento) – é o personagem que quer sair na porrada. Ele irá pegar um personagem focado em combate, sempre pronto para a briga, independentemente do que seria melhor para o jogo ou sistema. Ele pode querer usar as regras para fazer uma “máquina de moer carne” ou simplesmente não se importar com as regras e sair batendo nas pessoas mundo afora. Ele sempre espera que você jogue hordas de inimigos um atrás do outro.
  •  Tactician (Tático) – é quem geralmente quer pensar para resolver os problemas de forma realística e complexa, geralmente utilizado métodos de batalha. Ele irá pedir do mestre as regras e a interpretação delas, para poder utilizar lógica e maximizar o fator de sucesso ou falha do jogo. Ele irá se irritar com os outros jogadores quando fazem jogada que são pertinentes com seus personagens, mas não são as melhores taticamente no jogo. Para apaziguá-lo, o mestre deve dar desafios lógicos para serem superados.
  •  Specialist (Especialista) – esse é o que sempre joga com o mesmo tipo ou conceito de personagem em todas as campanhas. Tipos comuns a serem vistos aqui são ninjas, cavaleiros errantes, fadas, causadores de caos, unicórnios, etc.. Regras que apoiam seu personagem são preferidas. Para deixá-los felizes, é só montar um cenário onde o personagem possa fazer coisas legais e mostrá-las.
  • Method Actor (Artista) – este jogador acredita que RPG é um meio de se expressar, fortemente vinculado ao personagem que ele joga. Ele pode acreditar em montar um personagem radicalmente diferente todas às vezes. O Artista também define suas ações com base na psicologia do seu personagem e dificilmente irá abandonar a persona para acatar um objetivo em comum, chegando até mesmo a atrapalhar a ação dos outros membros do grupo. Ele visualiza as regras como um mal necessário, preferindo sessões em que dados nunca são rolados. Situações onde testam e aumentam a experiência da personalidade do personagem é o que ele mais deseja.
  • Storyteller (Contador de Histórias) – assim como o Artista, esse jogador é mais inclinado à interpretação do que números e pontos de experiência. Porém, ele está mais interessado em participar da aventura e se diverte quando a história avança e ele se identifica com o cenário, como em um filme ou livro. Ele irá sempre se comprometer a avançar a história, mas irá fica aborrecido quando o jogo se arrasta em sessões de planejamento. Para mantê-lo interessado, é só introduzir novas tramas e conservar a ação fluindo, como um diretor de filmes faria.
  • Casual Gamer (Jogador Esporádico) – é o jogador mais facilmente esquecido, e geralmente há sempre um no grupo. Normalmente, são jogadores que não gostam de tomar a frente em diversas cenas e só joga porque os amigos estão jogando ou por que é a atividade do dia. Apesar de serem voláteis, são muito importantes para os grupos de RPG. Eles preenchem posições necessárias e têm habilidades que costumam ajudar em um número incontável de situações. Em especial, eles representam uma ferramenta importante em eventos sociais e na dinâmica de interpessoal das pessoas do grupo, impedindo que cada um pule no pescoço do outro (dentro e fora dos personagens). O Jogador Esporádico costuma ser importante por ser moderado e desejar se encontrar na maioria das situações no pano de fundo. Além de não se interessar muito pelas regras, ele talvez não se importe também com tramas feitas especificamente para seu personagem. Talvez ele se interesse mais em uma revista em quadrinhos (gibi), algo que que comprou durante a sessão, mas é isso que ele quer. É importante que a participação dele no jogo seja confortável ao mestre e aos jogadores, sem ter que forçá-lo a participar. Claro que, se todos no grupo estiverem lendo quadrinhos, você têm um sério problema.

Espero que tenham gostado dos estereótipos. Eu me identificando como Contador de História e Tático (que também influi em como eu mestro!). Os termos cunhados em português são traduções “livres” minhas, que fazem mais sentido com nosso cenário, pelo menos em minha opinião. =P

Para ser um jogador melhor, você tem de identificar o que faz você feliz no jogo. Com os modelos acima, você pode dar dicas ao mestre do que você busca e ele irá colocar durante as sessões suas preferências. #ficadicamestre

É bom lembrar que nem sempre as coisas acontecem como queremos ou imaginamos, por isso é bom sempre aperfeiçoar a forma de jogar. E entramos em outro quesito que me chamou a atenção. Como você, jogador, afeta o jogo, a sessão e até o mestre e o grupo.

Semana que vêm tem mais. Daremos foco em como melhorar e uma lista de coisas que podemos esperar que você não faça!

Fontes:

PS: Obrigado a Amanda por revisar meus textos! =D

Anúncios

Um comentário sobre “Como ser um jogador de RPG melhor – Pt. 1

  1. (I had to run the post through Google Translate to read it 😉 ).
    This division of player types seems wise to me. I think players have at least as responcible for everyone having a good time as the GM is, so taking a moment to think about which cathegory one belongs to should benefit everyone in one’s gaming group. I’m a classical “Storyteller (Historian)” 😉
    -Vidar

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s