História do RPG e curiosidades

Breves palavras

Olá a todos!

Antes de começar a escrever sobre a História do RPG e RPG famosos, gostaria de dizer o que estou propondo.
Vou colocar aqui no blog diferentes assuntos, indo da explicação do RPG (post anterior) até focar em Fading Suns. Mas, antes de chegar ao assunto final, vou passar por alguns posts:

· História do RPG e RPG famosos (este post);

· Tipos de jogadores e como ser um melhor jogador (pode ser quebrado em mais de um post);

· Mestrando e como melhorar suas habilidades;

· O que é Fading Suns?

· História e quebra do RPG Fading Suns em outros posts;

Claro, se houver algum tema que gere mais comentários, irei retornar a ele. Se tiverem duvidas, ideias, sugestões ou criticas, digam nos comentários abaixo.

O que estou mestrando?

Estou mestrando uma campanha de Fading Suns, para um grupo de amigos meus. E já estamos há 18 meses na campanha. Tivemos o “Season Finale” no começo do mês e foi muito divertido, com aumento de informações sobre a futura expedição, uma missão para colocar uma caixa em um hangar sem ser percebido e o embate com o vilão. Eu mesmo fiquei surpreso com algumas atitudes, mas que de forma alguma vieram a estragar o jogo, só o deixaram mais imprevisível.

BrotherBattle2

Historia do RPG

Jogos de interpretação são antigos e existem versões diferentes desses,  sempre focados no improviso. Mas são diferentes do que é um RPG hoje em dia. O RPG como conhecemos nasceu de uma (ou várias) partida de Wargame (jogo de estratégia com miniaturas que recria batalhas militares), quando foi imaginado que um grupo de pessoas havia se infiltrado em um castelo por uma masmorra.

É claro que elementos de fantasia foram introduzidos depois e acabaram por permear e criar um dos RPGs mais famosos, Dungeons and Dragons. Outros RPGs surgiram com ênfase em exploração de calabouços e só depois apareceram variações em mundos de fantasia, ficção científica ou de super heróis.

Curiosidade – D&D e outros jogos de RPG foram sempre duramente criticados: há quem diga que praticantes do jogo se uniriam a cultos, viveriam fantasias e seriam influenciadas. O jogo faria, por exemplo, pessoas se suicidarem e/ou tornarem-se violentas. Com o passar dos anos, foi mostrado que tudo isso não era verdade e que essas acusações são esdrúxulas. Além disso, o jogo ajuda em leitura, aritmética e dados estatísticos mostram que jogadores tem menos tendência a se tornarem suicidas em comparação aos não jogadores.

Voltando à história – Gary Gygax, quando criou o D&D, imaginou que teriam um nicho pequeno e venderia poucos livros. Ele não suspeitava a explosão que se daria anos depois, com diversas empresas, tipos de jogos e conceitos.

Ao longo dos anos 80 e 90 diferentes, diversos tipos de RPGs surgiram, como o Ars Magica, que focava em caracterização e no desenvolvimento da história e eventualmente influenciou um dos maiores RPGs dos anos 90 – Vampiro: A Máscara. Outros jogos também estouraram, como Star Wars, por incluírem caracterizações do mundo filme, e Shadowrun, por misturar fantasia com ficção e focar muito na arte dos livros.

Nos anos 2000, houve o lançamento da 3ª edição do D&D, com o formato D20, onde eles liberaram as regras gerais do jogo, encorajando outras editoras a publicarem seus cenários no set de regras. Isso se mostrou muito popular e muitas editoras surgiram nessa época, aproveitando a impulsão do mercado. Mas isso também fez com que outros sistemas famosos (GURPS e World of Darnkness) se atualizassem e revisassem suas regras e cenários.

Também tivemos um aumento de jogos Indie (jogos que não são atrelados a nenhuma grande editora ou companhia de jogos), distribuídos e vendidos pela internet em formato pdf. Com a participação de sites de compra coletiva (como o Kickstarter), muitos RPGs tem surgido e se tornado de grande sucesso e acessibilidade.

Atualmente, estamos no fim de uma “queda” acentuada no mercado. Depois de 2005, muitas empresas fecharam suas portas e só hoje o segmento mostra sinais de crescimento. Porém, para aqueles que duvidam que é um mercado que traz dinheiro, a Wizards of the Coast, detentora do D&D e outros jogos, foi adquirida pela Hasbro, uma das maiores companhias de brinquedos por 325 milhões de dólares.

E, ainda hoje, vemos a história sendo escrita, jogada e rolando os dados…

RPGs famosos – que marcaram época e que influenciaram outros jogos (e a mim principalmente =P )

D&D – 1974

Call of Chutulhu – 1981

Marvel Super Heroes – 1984

Middle-earth Role Playing (MERP) – 1984

Paranoia – 1984

Conan Role Playing – 1985

GURPS – 1986

MechWarrior – 1986

Star Wars: The Roleplaying Game – 1987, West End Games

Shadowrun – 1989

Tagmar – 1991 – 1º RPG brasileiro

Vampire: The Masquerade – 1991

Fading Suns – 1996

Legend of the Five Rings – 1997

D20 e D&D 3ª edição – 2000

Pathfinder – 2009

Numenara – 2013

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_role-playing_games

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_role-playing_games

http://www.darkshire.net/jhkim/rpg/theory/history/draft.html

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s