Monstros – Customize e aumente o desafio

Olá a todos.
Após ler um post no FB sobre o jogador querendo imitar o monstro e o mestre acabou por alterar a criatura para dar mais dificuldade ao jogo e o jogador perguntou se o mestre podia fazer essa mudança?
E após pensar e pesquisar um pouco sobre o assunto, e como mestre devo dizer que DEVEM (ou deveriam) fazer isso. Mas como fazer isso de uma forma muito legal e criativa?

Pense em uma criatura simples. Vamos usar o Esqueleto, forma de “undead” fácil de encontrar em quase todos os sistemas. Jogadores já sabem quais armas e feitiços usar e qual seria a melhor estratégia para lutar contra a criatura.

E temos nossos heróis que em busca de aventura, sabem de um Necromante na região, conhecida como Vale da Abominação. A campanha deve prosseguir e o mestre possui cartas novas que os jogadores não esperam.

Mas nossos heróis a medida que entram mais a fundo no território do Vale da Abominação percebem que as coisas não eram como esperavam. Há rumores dos camponeses que moram nos entornos do Vale, que o Necromante que lá se encontra, se aliou com Elementais para dominar o território. Mas nossos heróis são obstinados e não tem medo de elementais nem de desmortos.

Pensem comigo, o que faria o Esqueleto mais difícil de ser contornado?

Claro que você pode aumentar os atributos, mas isso não será necessário.
Vamos dar a habilidade eletricidade.
Agora TODOS os Esqueletos no Vale da Abominação possuem magias e atributos de eletricidade! Todo jogador que utilizar armas de metal ou encostar irá tomar dano elétrico. Algumas magias (com eletricidade) não causam dano. Isso irá forçar os jogadores a pensar e agir diferente.
Os esqueletos fora do Vale serão os esqueletos do “dia a dia”, fracos e fáceis de serem derrotados. Mas ali serão uma nova ameaça.

E a medida que entram no Vale da Abominação, eles encontram o que era uma torre em ruínas. E lá dentro há uma outra versão de Esqueleto. O Esqueleto da Tempestade. Este, lança raios pelos dedos, tem os atributos de eletricidade e controlam elementos ligados ao clima (vento, chuva, granizo), além de ter outros de seus primos menos poderosos.

Percebam o que eu fiz. Eu não joguei o Esqueleto da Tempestade logo de começo. Fiz uma menção (utilizando um habilidade narrativa que já falei antes aqui, a Arma de Chekov) para os jogadores e fui criando elementos que irão trazer bastante emoção e que irá força-los a sair da constante. Sempre no crescendo e de forma a tornar mais divertida e diferente a aventura. No final eles podem encontrar o Necromante… ou não. Quem sabe ele foi para a masmorra no fundo do castelo com outros elementais.

Desenho tosco mas que mostra meu ponto. =P

 

Atenção! O objetivo do RPG é todos se divertirem, se você gosta de matar o Personagens dos outros, aconselho outros jogos. =P

E o escritor do Blog Roleplaying Tips, Johnn Four, colocou uma nova adição aos downloads gratuitos dele!
Um rastreador de NPC’s! Ele tem outros itens que podem te interessar, todos em inglês, mas de fácil uso!

Segue link: http://upvir.al/ref/L5380715

Espero que tenham gostado da postagem! E sempre joguem se divertindo!

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s