Jogo de criação de histórico – Fazendo o histórico do seu grupo

Inauguramos este ano com grande estilo.
Temos a nova seção com os itens para facilitar jogarmos FS. Nada mau não?

Além disso já começou a venda dos ingressos para Gen Con! Não deixem de conferir os eventos e novidades que saem nesta feira.

http://www.gencon.com/

E no Humble Bundle, temos uma promoção para pegar os livros de Fading Suns! Deem uma olhada e se tiverem vontade, adquiram até oito livros.
Não tem cartão de crédito? Eles aceitam Pay Pal. =)
E não se esqueçam que ao comprar estes livros, vocês ajudam ONG’s como o Médico sem Fronteiras!

https://bundleofholding.com/presents/FadingSunsmedicosemfronteira-6786604

 

Agora vou passar uma dica de enturmar o grupo de uma forma rápida e divertida, mesmo para que seja apenas um jogo “one shot”ou uma campanha.

Jogo de Criação de Histórico (ou Jogo da pergunta Esquerda-Direita)
Este jogo cria uma história entre os personagens. Ele funciona bem em jogos de fantasia quando você não precisa dizer algo do tipo como: ”Vocês se encontram na taverna buscando por aventura”, ou futuristas “Todos tem o mesmo empregador”, ou “Todos estão na mesma nave”.
Uma vez que você e os jogadores terminaram a criação dos PC’s, você pode usar o Jogo de Criação de Histórico, e você, Mestre, pode perguntar algo assim:
“Todos olhem a sua esquerda. Como você conheceu o personagem deste jogador? Pensem por um momento neste assunto”.

E após eles terem um momento para pensar, escolha alguém para começar e faça-o contar a história de como conheceu o personagem a sua esquerda. O jogador a esquerda não precisa dizer nada para como eles se conheceram. Eles apenas pode escutar. O Mestre e os outros jogadores podem dar sugestões e fazer perguntas ao jogador que está contado a história, mas de preferência o jogador a esquerda se ausenta e só escuta.

Para ajudar a ser mais efetivo, pergunte sobre onde à história se passa, quais pessoas estão envolvidas. Utilize material do histórico do personagem já construído e tente evoluir com informações dadas e o que está sendo dito e tente ajudar o jogador a manter tudo de acordo com o cenário do RPG e no tom que você deseja. Como Mestre, você pode pedir ao jogador que está contando a história a tentar contar de outra forma, e explicar, o porque sua história não encaixa e ajuda-lo dando sugestões de como encaixar melhor tudo no final.

Uma vez que todos tiverem terminado de contar como conheceram os personagens a sua esquerda, diga:
“Todos olhem a sua direita. De que terrível situação seu personagem salvou este personagem?”

Novamente, de um momento para eles pensarem e, quando confortáveis, faça que eles comecem a falar sobre a história de como tiraram a pessoa de uma situação bem difícil. O jogador a direita não poderá falar nada, mas o resto do grupo poderá dar sugestões e fazer perguntas, e o Mestre deve ajuda-lo, assim como na primeira parte.

Quando todos tiverem sua chance de contar sua história tanto à esquerda para a direita, cada personagem terá uma história que terá envolvido pelo menos outros dois da mesa. Agora que o grupo tem seu próprio histórico e se você andou fazendo anotações, deve ter mais material que você pode utilizar na sua campanha ou jogo.

Eu gosto de usar especialmente nas partidas inicias da campanha até jogos e eventos, pois acaba ajudando a quebrar o gelo entre desconhecidos e ajuda a criar um elo de ligação entre os jogadores.

 

Espero que tenham gostado!

Nos vemos por aí! E continuem jogando.

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s