RPG Repórter – GEN CON, o maior evento de jogos no mundo

Salve camaradas e compatriotas do RPG!

Estarei iniciando aqui o RPG Repórter que irá falar curiosidades do mundo do RPG, como eventos, termos, tendências e memes, além de qualquer outra coisa que aparecem na internet que eu ache legal colocar aqui!

Iniciaremos o post de hoje falando sobre a GEN CON, o maior evento de jogos de mesa do mundo!

índice

A GEN CON foi criada em 1968 por Gary Gygax, pai do RPG e do D&D. A primeira edição foi na casa dele e apareceram 12 pessoas para jogar e falar sobre jogos. Já no ano seguinte foi em um salão da cidade de Gary e compareceram mais de 100 pessoas. Nestes anos, o foco era em wargames e jogos de tabuleiro. O nome GEN CON é uma variação do termo Geneva Convention, já que a cidade se chama Lake Geneva, no estado americano de Wisconsin.

Em 1975 a TSR, a editora original do Dungeons and Dragons, começou a gerenciar e hospedando a GEN CON. À medida que a convenção ia aumentado de tamanho, mudava de cidade para achar locais onde pudesse comportar a população de jogadores que cada vez aumentava. Também houve edições menores em outros estados americanos e outras edições em países como Inglaterra, Bélgica, França, Holanda, Austrália e Espanha, mas que tiveram poucas edições.

gencon 2

 

O grande pico ocorreu em 1995, quando uma população média de 5.000 pessoas em 1985 passou para 30.000 em apenas dez anos. Com a compra da TSR pela Wizards of the Coast em 1997 e depois a Hasbro comprou a Wizards em 1999, a convenção mudou de mão várias vezes no fim do século. Mas o ex-CEO da Wizrds of the Coast, Peter Adkison, comprou os direitos da feira da Hasbro em 2002 e começou a gerenciar o evento como uma empresa. Assim a GEN CON se mudou para Indianapolis e apenas cresceu para amis de 30.000 por evento. Para ter uma noção, o centro de convenções de Indianapolis, gastou $ 275 milhões de dólares em expansão apenas para acomodar as pessoas que compareciam na GEN CON.

A convenção consiste em um salão que está repleto de editoras, artistas, e empresas relacionadas. Acessórios, dados, moedas, livros, jogos de tabuleiros, arte, pôster, tudo o que você possa imaginar, tem aqui.

Espera-se que nas próximas convenções chegue a mais de 50.000 pessoas. A próxima sessão deste ano e dos próximos já está marcada para os dias 4 a 7 de agosto. Como o próprio slogan diz, “Os quatro melhores dias de jogo”.

Quando vamos? =P

Curiosidades:

  • Pessoas gastam em média $ 100 dólares por evento. Seriam cinco milhões de dólares no mínimo por ano! É muito dinheiro na indústria! =O
  • A cerimônia dos ENnies, um prêmio anual para os melhores RPG’s, ocorre lá desde sua criação.
  • Eventos como RPGA e D&D Championship Series sempre nasceram e sempre acontecem na GEN CON.
  • O primeiro campeonato de Magic: The Gathering aconteceu na GEN CON de 1994.
  • Próxima convenção de 2017 será de 50 anos e será nos dias 17 a 20 de agosto.
  • As datas das convenções de 2018, 2019 e 2020 já estão marcadas!
400px-Gen-Con-Attendance.svg
Gráfico da quantidade de pessoas que visitaram a Gen Con.

 

O que você gostaria de ver no RPG Repórter?

FONTE:

Gen Con – Wikipedia

Gen Con – Oficial

Anúncios

2 comentários sobre “RPG Repórter – GEN CON, o maior evento de jogos no mundo

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s