Resenha – Despreparado? Nunca!

Bem, semana muito agitada!

Fui na CCXP!
Quinta-feira (1° dia) às 19 hs. Não vi nenhum painel, mas acabei por ver a maioria dos stands, tirar várias fotos, apreciar os cosplays e me decepcionar com os jogos de RPG! Só Devir levou alguma coisa e mesmo assim não era o foco. Havia stands vendendo boardgames e outros joguinhos, mas RPG. Nada! Sei que se fosse Gen Con ou Origins ou SIEGE talvez seria o foco, mas sempre temos esperança.

O livro me fez pensar em diversas coisas que antes tomava por garantido. Aproveitem!

Despreparado-Nunca-810x400

Resenha – Despreparado? Nunca!

Cada seção do livro contêm capítulos com foco em áreas que complementam e ajudam o mestre a elaborar a aventura. Mas o livro não te ensina a criar a aventura ou a campanha em si, mas sim como se organizar, pensar, usar melhor o tempo e criar seu próprio estilo em fazer seus jogos de RPG.

O livro é dividido em três partes principais: Preparação, Ferramentas e Desenvolvimento.

A parte de Preparação explica conceitos de Brainstorm, Conceitualização e outros pontos que irão desempenhar tarefas importantes na parte inicial do pensamento e organização para a criação da aventura. Todo capitulo tem perguntas, que são um começo de um processo que termina no fim do livro, para conseguir mensurar seus pontos fortes e fracos. O processo como um todo é uma “jornada” para se autodescobrir, evoluir e melhorar  como mestre.

Na próxima seção, ele traz as ferramentas que você pode usar e como analisá-las. Um dos pontos é como você deve fazer para analisar a ferramenta, a sua utilização e qual é a melhor forma que pode ser usada. Como exemplo, ele traz as questões entre usar o meio eletrônico (processador de texto) ou o papel, para escrever e criar as sessões.

Agora, para criar seu estilo de mestrar, o livro mostra pontos importantes a se pensar. O mais importante deles: você. Ele irá te fazer ter uma introspecção e descobrir/ver suas qualidades e defeitos, tipo de jogo e como você conduz as aventuras. Ele também explica como usar seus trunfos para compensar as fraquezas e como construir um melhor modelo de jogo. Mostra, ainda, como abordar NPC’s, Cenas e Sessões, tudo muito bem explicado até o último ponto.

O livro traz também exemplos que o autor usou na vida real, dando um pouco de história e contexto para como usar melhor os itens acima mencionados.

Devo dizer que, como Gerente de Projetos, o Phil Vecchione transfere toda sua experiência profissional para este livro. Ao final, o leitor conseguira entender melhor cada passo de como elaborar uma aventura. Apesar de eu achar demais colocar TUDO no papel, pelo menos te dará uma noção para melhor organizar as suas aventuras, campanhas e as informações que você usa durante o jogo.

O autor sempre amarra os capítulos; assim, você acaba usando o que aprendeu de forma a perceber o valor da preparação e como usar a ferramenta ao criar e desenvolver seu estilo de criação de modelos de jogos. Sempre há links para posts que complementam e aprofundam as informações; porém, a maioria está em inglês, muitos do site original do Phil Vecchione, o Gnome Stew. Ressalto que o site é muito bom para dicas e muitos dos capítulos tiveram sua origem em postagens.
Ao final de cada capítulo, há resumos das principais perguntas e o método para respondê-las. E no final do livro, vemos um resumão com os gráficos e tabelas para usar. Você também pode baixar as tabelas e gráficos para não rabiscar seu livro, se quiser.

A tradução é boa e competente em passar toda a informação sem problemas. Há alguns erros de tipografia, mas nada que desabone o livro. O tamanho dele é bom e cabe traquilamente na mochila. Além da fonte grande, de fácil leitura, e da qualidade do papel, que é muito boa.

Espero que a Pensamento Coletivo faça mais livros do Phil / Gnome Stew: alguns são muito legais, como o Eureka – 501 Tramas para Inspirar Mestres!
Espero que tenham gostado da resenha! Mais informações nos links abaixo.

 

Links:

Pensamento Coletivo – Empresa que traduziu e publicou livro em pt-br

Gnome Stew – Site do Vecchione – Em inglês

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s