Brainstorm para melhorar o RPG

Olá camaradas do RPG! 😉

Vamos as novidades!
Estou lendo Despreparado: Nunca!, da Pensamento Coletivo. E apesar de ser mestre veterano, as dicas que tenho lido têm sido muito legais e me fizeram pensar uma série de coisas em meu planejamento como mestre e jogador. Quando terminar de ler, posso fazer uma resenha. O que acham?

Um dos assuntos que o livro aborda é Brainstorm – Tempestade do cérebro!
Mas não é o sonho de todo zumbi ver massa cinzenta cair do céu, mas sim fazer uma verdadeira enxurrada de ideias para serem usadas. O Brainstorm pode ser feito em grupos ou sozinho. O ideal é que durante o processo, você não critique ninguém, nem a você mesmo, pois ideias bobas ou sem sentido podem (e vão) aparecer. Você tem que molda-las e ir transformando elas.

Vou ensinar dois métodos para ajudar a desenvolver e melhorar essa ideia, que pode se tornar uma aventura até uma campanha.

Vamos lá?

Starbusrt
Meu toscoshop de Starburst. Coloque a questão no meio e faça as perguntas.

Um dos métodos é o Starburst (Explosão da Estrela). Aqui você pega a sua ideia e faz uma serie de perguntas.

  • Quem?
  • O quê?
  • Como?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por que?

Essas perguntas irão te ajudar a definir melhor a ideia/problema/questão para você criar todos os conceitos e um jeito de tornar mais orgânica sua ideia.
Vamos fazer um teste?
Vou escolher colocar aqui, Dragão caolho.

  • Quem? – Quem ele é? Um dragão verde, chamado Ardeterra, que mora na floresta ao sul do castelo.
  • O quê? – O que ele faz? Ele é o guardião das florestas e montanhas no sul do continente.
  • Como? – Como ele perdeu o olho? Foi durante um combate com o rei do castelo, onde ele matou o rei, mas custou-lhe olho esquerdo.
  • Onde? –Onde fica a toca dele? Fica na base da montanha, perto da floresta, para poder sentir o cheiro do orvalho da manhã.
  • Quando? – Quando ele ataca as pessoas? Ele não ataca imediatamente, ele avisa os viajantes a evitar e em último caso ele usa violência.
  • Por que? – Por que ele é o guardião das florestas? Quando era filhote, foi treinado por um mago que disse que seu dever era barrar a destruição da floresta e dar acesso às montanhas ao sul.

Você vai perceber que podem ser feitas outras perguntas com base seis, como por exemplo: O que é? O que ele faz? Como funciona? Como nasceu? Quando saiu da floresta? Enfim, perguntas aqui poder ser diversas, mas se mantenha de certa forma conservador, e evolua as perguntas a medida que forem necessárias. Assim você pode preencher todos os buracos da dúvida que podem vir a acontecer.

E pronto, eu tenho aqui um NPC, com um histórico que pode me ajudar na hora de fazer a aventura. 🙂

Lembre-se que pode ser usado para eventos, histórias, NPC’s e até objetos!

Mas se você estiver um pouco indeciso com suas ideais,  mesmo após usar o método acima, você pode usar o SCAMPER. Este método serve para você alterar ideia de uma forma radical, para que ela fique diferente na hora de usar.
SCAMPER é um anagrama para:

  • S – Substituir
  • C – Combinar
  • A – Adaptar
  • M – Modificar
  • P – Por para outro uso
  • E – Eliminar
  • R – Reverter

Vamos usar o exemplo acima. De Dragão caolho, mudo para Dragão cego – usando o Substituir. Agora para Combinar Dragão morcego demônio cego. Mas para Adaptarmos, vamos fazer ele ser só um Dragão Morcego Demônio, já que ele é cego, posso fazer ele como um morcego! Dragão que escuta por sonar! Huahuahuaha…

Modificando posso fazer ele ficar dentro da montanha e não mais como guardião da floresta. E para outro uso, posso fazer ele uma criatura malévola e não mais protetora.
Para Eliminar tiramos a parte da história do rei deixando ele cego e para Reverter, podemos fazer com que o Dragão Morcego Demônio deixou o rei cego de um olho!

Pronto temos um novo NPC, com poderes, história e só precisamos pensar em como inserir ele na história. Isso eu deixo com vocês! =)

Espero que tenham gostado e que possam usar este jeito de pensar para criar e melhorar as suas ideias!

 

Links:

Brainstrom – de acordo com o Wikipedia

Mind Tools – site de dicas e como usar Brainstorm no dia a dia (em inglês)

Despreparado? Nunca! – link para a página da Pensamento Coletivo

Anúncios

Um comentário sobre “Brainstorm para melhorar o RPG

  1. “Despreparado, nunca” é o abridor de latas (mentes) definitivo para o narrador. Mesmo os veteranos acham coisas ali que não faziam ou que faziam mas não sabia. De qualquer forma é uma bela obra para torná-lo mais eficiente escrevendo aventuras.

    Boa iniciativa compartilhando o conhecimento!

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s