Combinando o mestre e o jogador

Já aconteceu de seu grupo se desanimar com o jogo que estão jogando?

Já escutou ou disse, “Não era bem isso que eu queria jogar?”

Você como Mestre já se decepcionou com o grupo pelas vezes que faltam ou pela falta de interesse dos jogadores nos NPC’s ou na narrativa?

Bem, o que pode ter acontecido foi uma falta de comunicação entre o mestre e os jogadores.

Alguém disse, “vamos jogar um jogo sobrenatural baseado em Lovecraft?” “Vamos”, todos respondem!!!
E em vez de ser um jogo de terror e suspense que o mestre queria, os jogadores se tornam mendigos assassinos (explicação abaixo) e destroem qualquer chance de enredo e trama… Simplesmente por que eles querem e se divertem assim.
Se o que está descrito acima é algo que já aconteceu, não se preocupe. A melhor maneira de saber o que as pessoas querem jogar é perguntar para elas o que elas querem! (Não?) Mas, tomamos muitas coisas por garantido, pois imaginamos de forma diferente o que desejamos. Já vi lista longas e cansativas de perguntas para fazer com seus jogadores, para deixar tudo no detalhe. E o pior é que sempre tem a sensação de lição de casa para todos.

Me baseando em John Large (vide link abaixo), faça uma pesquisa que seu mestre e jogadores podem responder em 5 minutos! O questionário está dividido em a parte do mestre e a parte do jogador. O Mestre responde as perguntas iniciais, que darão as especificações para os jogadores responderem, com o que imaginam e esperam do jogo. Você pode imprimir as cópias ou pode usá-lo online, (via dropbox, Google Drive, etc.) para que eles respondam e você tenha acesso as informações. Tente fazer isso com eles mestre, ao mesmo tempo, assim você pode tirar duvidas e pode ser mais produtivo.

Com as informações, o mestre deve respeitar a voz do jogador. Uma vez que honestidade é essencial para que funcione (nada de Hue Hue BR). Procure pontos onde os jogadores discordam e pode ocorrer desentendimentos. Uma das formas de resolver isso é vendo qual das partes pode se comprometer a mudar. Assim, ninguém terá o arquirrival na mesa ou um PC igual ao seu.

Espero que ajudem a você elaborar melhor os jogos.

Questionário para Campanhas

 

Mendigos assassinos

Quem não tem família, não respeita autoridade, mata indiscriminadamente e rouba sem escrúpulos?

Ora os personagens de RPG!

Quantas vezes você se encontrou em uma sessão que os jogadores, pegam o que querem, matam desde o taverneiro até o NPC que faria a ponta na trama. Bem, se eles sentem que não podem ser derrubados, dê algo que os force a capitular. Você pode até fazer eles trabalharem para essa pessoa/grupo! Veja de fazer coisas que aconteceram devido a falta de atitude, ou da atitude extrema que tomaram. Não precisa mata-los. Apenas mostre para eles que algo pode acontecer.

O que você faz quando encontra Mendigos Assassinos?

GM vs Player

 

Links:

Artigo sobre o questionário da campanha por John Large (em inglês)

 

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s