Por que você joga RPG?

Na última seção, os Players chegaram a um novo planeta, alienígena na cultura e relações em comparação à sociedade deles. Tentando descobrir como conseguir alimentos e recursos para continuar a viagem, descobrem que estão ocorrendo os Ritos de Ascensão, um combate entre os nobres em uma arena, no qual o vencedor será escolhido o novo governante do planeta. Alianças e tramas à parte, eles conseguem se assegurar de que, SE um dos candidatos vencer, esse irá ajudá-los; mas, antes, outro candidato se mostra desleal e assassina o guia do grupo. Vamos ver como isso termina na próxima sessão.

Como novidade dos livros de Fading Suns, chegou o novo livro Criticorum Discord. São três histórias sobre o começo de uma revolta de alienígenas, que são subjugados pelos humanos a gerações.
Deem uma olhada na capa, que é bem legal, e, se tiverem interesse pelo livro, (só tem em PDF, a versão impressa deve sair em agosto deste ano), aqui está o link => FASA e DrivethruRPG (só tem em PDF, a versão impressa deve sair em agosto deste ano).

cdiscord

Bem, após ler um post da Catalyst sobre RPG, me perguntei por que as pessoas jogam RPG. Perguntei para meus amigos, jogadores da minha mesa e as pessoas da internet (Ah! internet…) e me deram várias respostas. Com essa pequena pesquisa, constatei que há várias opções, mas sempre centradas em temas de interação, storytelling e incentivo.

Respostas dadas:

  • Poder atuar/interpretar personagens;
  • Conhecer melhor os amigos;
  • Uma forma de ser e viver situações que não seriam possíveis na vida real;
  • A ideia de criar lugares, personagens e ver como interagem;
  • Viver outras possibilidades;
  • Liberdade de fazer o que quiser;
  • É imprevisível;
  • A História/Cenário é interessante;
  • Criar e contar histórias com meus amigos.

Entre as frases ditas nas pesquisas, Andrew Greenberg (desenvolvedor de RPG’s, como Vampiro, a Máscara e Fading Suns) disse: “Não há outra forma de arte que excite e preenche mais a minha criatividade.”

Sabe-se que há vários efeitos positivos de jogar RPG, entre eles ler mais, aprender a trabalhar em grupo, melhorar sua criatividade e interações sociais, além de desenvolver o raciocínio de resolução de problemas – e o mais importante, se divertir! =)

Os jogos tendem a ser diferentes e focam na interação das pessoas, já que a história se constrói à medida que as pessoas jogam. Ao contrário que acontece em vídeo games ou board games, nos quais, por mais aberto a possibilidades que seja o jogo, você está preso àquela realidade e não pode fugir da realidade imposta. O post da Catalyst me fez perceber o porquê eu jogo RPG:  Imprevisibilidade e liberdade de fazer o que quero/penso.

Só quero fazer um adendo aqui: não estou falando que RPG são melhores que vídeo games e/ou board games. Eles são produtos diferentes, que, às vezes, prometem coisas parecidas, mas tem propostas diferentes. (Deveria fazer um outro post falando sobre isso…)

Ao jogar RPG, você pode (quase) tudo. Eu quero pegar uma pá e cavar no covil do Dragão que acabei de matar. Por quê? Porque eu posso e quero! O Mestre eventualmente irá inventar algo, nem que seja você cava por horas e encontra restos de ossadas do dragão e terra. Em qualquer outro meio, isso não poderia ser feito. Sei que é um exemplo esdrúxulo, porém válido.

Uma coisa que acontece com certa frequência (pelo menos nas minhas mesas – e não é uma reclamação!) é quando os jogadores matam/incapacitam um NPC que você desenvolveu para rolar uma interação e desenvolver o histórico. Como bom Mestre você deve se adaptar a situação, tornando o jogo mais difícil ou interessante, para seus assas… jogadores. Cuidado com o Metagaming *!

E o que faz você jogar RPG? Escreva nos comentários abaixo!

Até a próxima!

* Metagaming é quando o jogador faz alguma ação baseada em conhecimento que ele adquiriu fora do jogo, como usar informações de um personagem anterior morto ou usando a mecânica do jogo para beneficiar o personagem.

Fontes e links:

Life Hacker – Benefits of Role Playing Games

Iversity

Metagaming – Wikipedia

Catalyst blog

Obrigado as Comunidades do Facebook:
Fading Suns
RPG Brasil!
RPG-SP

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s