Minorias – Como expandir seu meio social no RPG

Antes de mais nada, desculpem a ausência! O trabalho estas semanas me sugaram as forças e estou chegando em casa sem inspiração a escrever. Mas pelo menos tive tempo de ler várias coisas e pensa no que escrever.

Um dos artigos que li na Tor.com e me chamou a atenção um fato que nossa imaginação pode estar programada para o nosso meio social.

Pensem bem. RPG não é de fácil acesso a maioria da população brasileira. Os livros são caros e a grande maioria estão em inglês ou outras línguas.
E como isso afeta seu jogo? Bem, aposto que a maioria das vezes imaginamos sociedades euro centradas. Que palavrão é esse? Não é xingamento, mas normalmente imaginamos e “vemos” pessoas brancas em cidades da Europa medieval e o prefeito é branco e casado com uma linda mulher. Mas claro que estou generalizando.

Bem, a realidade não é bem esta, não? O Brasil é composto de diversos povos e etnias. Tentem trazer um pouco disso ao seu jogo, te garanto que pode ser interessante! Como o prefeito é uma mulher negra e mãe solteira! Já teve em jogo meu e aumento a diversidade, além de melhorar e mudar as situações de interpretação (roleplay).
Existem jogo baseados em cultura africana e do oriente médio, que pode ser muito ricos e com histórias e culturas fantásticas *coff* Wakanda *coff*.

Focos em culturas diferentes, como indígenas locais, como do Rio Grande do Sul ou da população do cerrado e seus costumes. O legal, é que você pode explorar culturas vastas e reais que podem fazer a diferença para seus personagens, seja de passagem ou morando na área. Veja que no artigo ele cita sobre populações do Alasca,  regiões da África e jogar apenas com mulheres (nada da palhaçada do MMAD), entre outros.

A importância disso é que você da um contexto totalmente diferente aos seus jogos, não é mais o mesmo cenário, mude uma coisa e garanto que seus jogadores ficarão interessados em explorar e conhecer um pouco mais deste povo, cultura ou pessoas.

O que vocês fazem de diferente nos seus jogos, no meio social?
Como isso afeta o jogo de vocês?
Estou curioso! Vejo vocês por aí! =-)

Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s