Organizando suas ideias – Como eu organizei minhas campanhas

Jogo deste mês foi divertido. Finalmente a party consegue a nave, porém ela está enferrujada e cheia de Amen’ta (ratos de casco – roem tudo, menos o mais duro dos materiais, ou seja a nave é uma ratoeira gigante ou ninho de ratos dependendo do que você imaginar). Os PC’s contratam pessoas especializadas em pegar esses ratos (vulgo dedetização),  além dos concertos, irá demorar um mês para a nave ficar pronta.
Enquanto isso, ele resolvem ir a uma caverna que abriu devido a uma tempestade. Lá eles começam a ter alucinações e ataques de pânico, devido a alguma coisa no local. Após quase mata-los na paranoia e nas discussões, Saphir a nobre al-Malik, resolve tirar todos e lacrar a entrada (para a tristeza de alguns exploradores).

Como organizar suas ideias

Bem, uma coisa que aprendi foi que um mestre deve ser organizado. Pelo menos o mínimo para não perder o caminho das ideias. Independente de que você faça histórias trilhadas ou sandboxes (ou a mistura de ambos), você deve ter um caderno ou uma planilha ou algum aplicativo que escreve todas as suas (des)aventuras.

Eu ainda tenho meu caderno e o uso, uma vez que tenho crises de tendinite de tempos em tempo… Mas tenho migrado para o MS OneNote. O programa é fácil de usar e posso em pastas, abas, cadernos com todas as informações que preciso. Existem outros programas, ou você pode usar o editor de texto de sua preferência. A vantagem do OneNote, é a facilidade de criar e organizar abas, colar imagens e editar como quero, além de vir com o pacote básico do Office (Cha-ching!). =P

Mas o mais importante é como separar essas informações para que você não se perca, especialmente na sua campanha.

One Note Exemplo
Eu misturo português e inglês… não reparem

Eu utilizei o “Método dos 5 baldes da sanidade” do John Four e adaptei a minha forma de guardar informação. As informações que eu coloco aqui são basicamente do post dele, traduzidos. Sei que há pessoas que tem dificuldade em inglês (e outras não).
Quero difundir este método, pois me ajudou muito como organizar meus pensamentos, organiza-los e usar nos meus jogos de RPG. Claro, fica ao critério de cada um como usar e quais campos incluir. No fim do post deixo um link para o post original… e assim como a versão original, não vou quebrar em dois, tentando resumir o que há de interessante.

A ideia é você começar com baldes grandes, onde você pode colocar informações menores e relevantes.

Os cinco principais baldes são:

  • Pessoas
  • Lugares
  • Itens
  • Eventos
  • Regras

Os baldes servem desde colocar seus NPC’s e até regras que você alterou para que o jogo fique melhor. Você pode (e deve) colocar ideias e ganchos que aparecem durante o jogo. Claro, que se você quiser incluir mais informações, fica a seu critério.

Cada Balde grande pode ter um grupo distinto de informações.

PESSOAS

Eu admito que a seção que mais uso é o de pessoas, já que compreende os NPC’s, amigáveis ou antagonistas! Já que apresento uma média de três NPC´s e mato/matam/morre um por jogo. =P
No caso de Pessoas você deve colocar aqui aliados, amigos, inimigos, antagonistas, líderes entre outros. Abaixo está as subseções de cada aba.

  • Vilões e seus asseclas *
  • Aliados e amigos *
  • PC’s e seus amigos e suas relações
  • NPC’s recorrentes (como o taverneiro)
  • Rivais dos PC’s *
  • Deuses (se tiver deuses na sua mesa)
  • Reis, lordes e NPC’s poderosos *
  • Líderes de facções e influenciadores

Os itens em asterisco são os que uso, já que não há Deuses na campanha e as relações dos meus PC’s com amigos e familiares eu mantenho separado, normalmente na ficha. O principal efetivo deste método é você guardar, reutilizar os NPC’s e você, Mestre, lembrar quem e como foi utilizado no jogo. As informações estão dispostas para facilitar seu jogo e não parecer como trabalho (ou um segundo trabalho, não remunerado).

Algumas ideias dos campos a escrever para cada um dos NPC’s são:

Nome

Lembretes – coisas que você não quer esquecer durante encontros como poderes e mágicas, etc.;

Aparência e Comportamento – este campo é importante para que o NPC seja sempre igual e não mude durante sessões (e parecendo que é esquizofrênico!);

Histórico – história do NPC, relacionamentos, contexto, etc.;

Motivações e objetivos –  O que ele quer? Como e o porque? Ele simplesmente não quer fazer a vida da Party um inferno…;

Esquemas e Ganchos –  O que ele está tramando e quais ganchos que apareceram durante a aventura;

Desenvolvimento: Como o personagem mudou e quais suas ações durante a campanha;

Resumo – um resumo do personagem, seja dados em combate ou sobre a raça ou classe.

Uma boa forma de você preencher este campo é sempre imagina-lo agindo e se colocando nas situações do indivíduo e desenvolve-lo.

LUGARES

Aqui é onde você vai colocar desde cidades, países ou planetas, até o local do encontro ou a dungeon que irão explorar. Lembrando que pode ser reutilizado. Nada mais interessante que a dungeon ser ocupada por uma nova horda que encontrou limpinha (depois dos Players expulsarem seus antigos habitantes) para começar a fazer seus planos.

Para cada local, seguem alguns campos:

Nome

Coordenadas – aonde fica no mapa local (seja uma cidade ou estabelecimento);

Mapa – estrutura do prédio ou local da batalha/encontro. Tenha um arquivo ou desenho do local;

Descrição – a ambientação, descrição e utilização recente do local;

Características chave – coisas como terreno especial ou armadilhas e como se movimentar pelo mapa;

Desenvolvimento – como o local é utilizado e para vantagem e interesse das cenas;

Resumo – regras e referências de como o local funciona.

 

ITENS

Neste campo você pode colocar tudo que for utilizável ou tem alguma ação sobre. Como uma armadilha e seu efeito, uma arma e seus atributos, um objeto de arte ou religioso.
Organize-se da forma que desejar. Se você acha melhor deixar todas as espadas em abas diferentes e os tipos de munição na mesma, faça sem se perder.

Os campos que podemos usar são:

Nome

Descrição – O que é? Do que é feito? O que faz?;

Histórico – Quem o criou e o porquê? Quem é o dono atual? Fez parte de eventos notáveis? Possui uma reputação? Lembre-se de criar ganchos para os PC’s.;

Resumo – Dados e informações necessários sobre o item e como ele trabalha dentro do jogo.;

EVENTOS

Este campo é interessante, pois aqui tudo que está acontecendo, aconteceu ou acontecerá durante os jogos está descrito. Você pode usar como referência para ganchos ou procurar algum novo antagonista que possa ter sido prejudicado pelas ações dos jogadores.

Insira aqui os grandes enredos e seus detalhes ou tramas menores que envolvem PC’s específicos.

História do mundo ou da campanha, e encontros planejados e suas ideais e situações.
Na historia do seu mundo/universo, conflitos e picuinhas, locais costumeiros de aventura e tipos de relações entre pessoas e nações (boas ou ruins), espólios e seus tipos, e também a base da cultura de cada nação que existe.

Aqui também é o lugar de manter o histórico das sessões. Tudo o que aconteceu e como, para usar de referência e se lembra dos feitos heroicos (ou nem tanto) dos seus PC’s.

Vamos chamar de enredos, aqueles eventos que ainda não aconteceram ainda. São ideias e possíveis encontros potenciais. Aqui deve ser marcado como futuro, algo que acontecerá. Onde você sempre pode alterar como será utilizado durante as mudanças de rumo que a campanha possa tomar.

Podemos definir um Encontro como um evento que está acontecendo agora. É difícil jogar com o enredo e a história, e portanto saiba controlar o jogo no agora.

A linha do tempo da Campanha é outro item que pode ser inserido. De uma forma mais sucinta que a história ou os acontecimentos durante o jogo, aqui você pode lembrar eventos marcantes e que fizeram a diferença no jogo.

REGRAS

Nas regras, você irá colocar tudo que é mais utilizado no seu jogo, ou algo que foi modificado conforme a necessidade, chamada de “house rules” – regras da casa. Pontos de referência e pontos que sempre entram na discussão de como é a melhor (ou pior forma) de interpreta-la.

Abaixo estão alguns campos de sugestão:

Regras da Casa

São todas as regras que são utilizadas no seu jogo da forma como você a interpreta. Ou até que modificou para ficar mais ou menos realista (ou simplesmente divertida). Deve ser um campo importante, pois é como você regularmente utiliza essa informação.

Contrato Social

É a base de regras sociais de como o grupo funciona. Aqui entra a frequência e quando os jogos acontecem. Como lidar com argumentos de regras durante a sessão e o que acontece quando um dos jogadores falta e o acontece com seu PC. Coloque tudo que for referente as regras que regem você (Mestre) e seu grupo de jogadores.

Referência

Aqui é um local onde você pode colocar referências e material para inspiração. Tudo que pode ser usado para facilitar o acesso e seu uso durante o jogo, como lista de nomes de NPC’s randômicos, 100 Tipos de Encontros, etc. Enredos pode sair daqui.

Regras Oficiais

Aqui é o local que você coloca as regras que você tem mais duvida durante o jogo. Seja um tipo de jogada em especifico ou a regra de alguma magia. Basicamente um “cópia e cola” do livro de regras.

Lembre se de manter estas informações simples e de forma que você entenda. Dessa forma você pode enviar para seu grupo informações da última discussão da regra ou sabe aonde procurar caso aconteça novamente.

Bem depois de tudo isso, vocês irão me chamar de maluco metódico virginiano dos infernos! =P

Espero que tenham gostado. Por favor, escrevam seus comentários.

Referências:

The Productive GM: The 5 Buckets of Sanity – Part 1

The Productive GM: The 5 Buckets of Sanity – Part 2

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