Inspiração – De onde tirar ideias

Quantas vezes você já ficou sem inspiração? E onde você pode buscá-la, reavivando novas ideias para sua aventura?

Muitos livros de RPG e seus suplementos dão algumas ideias de histórias, “plots”, aventuras e antagonistas que podem vir ajudar no desenvolvimento. São as melhores e, por isso, sempre após uma aventura feita, busque brechas ou pontas soltas que podem ser exploradas e dê uma olhada nos livros.

Mas mesmo assim não teve uma boa ideia?

Leia livros de ficção. Ajuda se for no mesmo enredo, porém tudo é adaptável para  seu universo, seja medieval, pré-histórico, futurista ou contemporâneo.

Livros de história ou de aventuras que ocorreram no nosso mundo são também bons lugares para se procurar ideias, uma vez que aconteceram de fato e você pode ver o que certas decisões levaram as pessoas a mudarem (ou não) o seu rumo.

Lembre-se que fatos históricos podem ser adaptados para qualquer universo, alterados e trazidos a realidade dos jogadores. Um bom exemplo é o filme Jornada nas Estrelas VI –  onde a explosão da lua Praxis, fonte de energia do império Klingon, é baseada na explosão de Chernobyl na antiga URSS. Legal, não?

O que nos leva a outro segmento, que são os filmes, seriados e os desenhos animados. Sempre são rápidos de serem vistos e dão ótimas noções de como proceder e onde buscar a sua inspiração. Não vou discursar muito, pois sei que cada um pode ter uma ideia boa para tudo que assistir.

Desenhos, fotos e imagens são ótimas para inspirar. Muitas vezes, desenhos de conceitos de filmes ou imagens que encontramos em sites podem criar a centelha que precisamos. Melhor ainda ficar olhando para uma imagem e escutaando uma música; por vezes, isso é suficiente para atiçar ideias fascinantes em nossa imaginação.

Jogos de vídeo game e computador também são bons locais para buscar a sua tão necessária inspiração, pelo simples fato de oferecerem jogabilidade, personagens e NPC’s notórios e histórias complexas. Tudo isso acompanhado de música e imagens que ajudam a ilustrar o que ocorre no desenrolar do jogo.

Outro meio ótimo para se buscar inspirações e sofre mutações constantes é conversar com amigos. Apenas por estar buscando ou expondo a ideia que pode mudar ao longo da conversa, ela melhora, se adapta e evolui conforme novas noções vão se agregando a ela.

Na minha opinião, todas as possibilidades acima descritas são boas para se buscar inspiração. Mas o fator mais importante é ainda a sua imaginação. Sem ela, nada pode ser feito.

Anúncios
Categorias: RPG

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s