Como mestrar – Algumas dicas

Outro dia uma amiga minha perguntou o que era necessário para ser mestre de RPG, pois ela iria mestrar pela 1ª vez.

Então, eu dei alguns conselhos de como agir com os players, também novatos em RPG. Repasso os conselhos aqui. Mas, antes, um histórico sobre como comecei a mestrar =-D

Fui levado a mestrar devido a falta de mestres entre meus amigos (que também desconheciam os RPG) e a vontade de jogar.

Um dia, na Forbidden Planet, minha mãe foi me buscar e, enquanto me esperava juntar as minhas coisas, viu anúncio de “curso para mestres de RPG” estampado em um mural. Mas o que eles ensinavam neste curso para mestres? E por que o estavam fazendo?

Bem, estava se aproximando o II Encontro Internacional de RPG, que deveria ser um grande evento e impulsionar a comunidade. Porém, há algo que falta para fazer o RPG funcionar – mestres! E o pessoal que organizava o evento ficou preocupado se haveria a necessidade de ter mais mestres. Por isso fizeram o curso.

Éramos poucos. Fizemos workshops de criação de universos, tipos de RPG, como gerar NPC’s e outras coisas. Foi bem legal. E, do alto dos meus 14 anos, mestrei no II Encontro Internacional de RPG.  Foram apenas dois dias, mas muito intensos. Sexta (para as escolas públicas) e sábado, mestrando Tagmar (o 1º RPG brasileiro e meu 1º sistema).

Bem, com a experiência nestes anos todos (lá se vão… 17!), segue algumas dicas de mestre.

Sistema:

·         Escolha um sistema que você conhece e gosta. Pode parecer óbvio, mas tem gente que ama o cenário de D&D, mas odeia as regras e faz o cenário com GURPS;

·         Fique calmo. Se tudo der errado, erre pro lado da diversão; Se tudo o que você imaginou não funcionar, apenas se divirta com o rumo dos acontecimentos.

·         Antes de começar a campanha, sente-se com os jogadores e faça as fichas de acordo com o histórico que cada um imagina para seu personagem. Isso facilita a interação entre PC’s e pode dar ótimas ideias para seu jogo;

·         Se alguma regra é muito complicada ou tem sua aplicação de difícil durante o jogo, adapte para suas necessidades.

Jogadores:

·         Caso haja um mestre de regras entre os jogadores, utilize a regra de ouro. Você manda no jogo, pois, você é o mestre;

·          Evite que os jogadores escolham personagens com pouca interação social, pois eles acabarão marginalizados pelos outros;

·         Outra coisa a ser evitada, se possível, são jogadores com ideias de personagens muito parecidos. Durante o jogo, eles podem ficar insatisfeitos e acabar não se divertindo;

·         Sempre tenha um grupo de pessoas que o faça ficar confortável em mestrar.

História:

·         Tenha uma ideia do que você estará mestrando, mas não se prenda somente a ela. Muitas vezes o que acontece na mesa é diferente do que você imaginou;

·         A campanha tem de ser planejada em arcos, e dentro dela surgirão vários episódios. Pense nela como um seriado: no começo, você tem uma causa em comum a todos e, no final, o grande embate com o vilão ou nêmese do grupo;

·         Faça “sub-plots” para personagens individuais. Isso pode enriquecer a campanha e gerar maior interesse no jogo.

 

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Categorias: RPG

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