Os RPG’s da minha vida

Quantos RPG’s você já jogou?

Eu me lembro de ter jogado mais variedades quando era mais novo e o havia mais disponibilidade de universos e regras ao alcance, mesmo com as barreiras das línguas e acesso as mesmas informações.

Sistemas que joguei incluem:

 

·         D&D e AD&D da TSR – Forgotten Realms, Dragonlance;

·         D&D de D20/Wizards (até o 3.5) – Forgotten Realms, Greyhawk, Eberron ;

·         Oriental Adventures / Rokugan*;

·         GURPS segunda, terceira e quarta edição (contando os suplementos de Supers, High-Tech, Ultra-Tech, Fantasy e Magia)*;

·         Lobisomem, o Apocalipse*;

·         Vampiro, a Máscara;

·         Mago, a Ascenção;

·         Buck Rogers da TSR;

·         Exalted, da Whitewolf*;

·         Mechwarrior da Fasa*;

·         Tagmar (1º RPG brasileiro)*;

·         Fading Suns*.

Pelo menos são os que eu me lembro. Todos os que possuem asterisco, são sistemas que eu já mestrei.

Devo ter jogado mais sistemas e universos diferentes, porém, percebo que é uma gota no oceano.

Há tantas variedades e vertentes, especialmente baseados sob as mesmas regras (ex: D20 -Forgotten Realms e Greyhawk). E as regras eram apenas para guiar a ação ou a possibilidade de fazer algo. Storytelling ou simplesmente descrever melhor a situação conforme ela for ocorrendo é melhor tanto para o mestre e o jogador.

 

Quais sistemas você já jogou? E qual foi o mais divertido?

Categorias: RPG

Deixe seu comentário!

